São Paulo, junho de 2023

Central de resíduos contribui para que o Ibirapuera se torne mais sustentável


Dentro do Parque Ibirapuera, a iniciativa da central de resíduos faz parte do Projeto Eco 360, que promove ações sustentáveis no parque. O local realiza a triagem de tudo o que é coletado para assegurar a reciclagem e assim garantir um futuro mais sustentável para todos.

A central de resíduos, fruto do patrocínio da Braskem, é um facilitador para o processo de reciclagem dentro do parque. É lá que todos os materiais recicláveis são separados para serem destinados de forma adequada a se tornarem matéria-prima novamente. A parceria da empresa com a Urbia visa mobilizar os visitantes a fazerem o descarte correto do lixo e garantir a destinação adequada de todos os resíduos, assim atingir a meta de tornar o Ibirapuera o parque mais sustentável da América Latina até 2025.

Após o lixo ser descartado corretamente e coletado pelos caminhões, os recicláveis são encaminhados para a Cooperativa Filadelphia, onde os pacotes com cada tipo vão para a fase de prensagem para compactar e facilitar o transporte e por fim, a destinação para às empresas especializadas, onde o lixo é vendido e transformado em matéria-prima.

A questão educativa também foi pensada de maneira estratégica para que as informações atinjam o maior número de visitantes. Localizada na região do Autorama do parque, quem passa pelo local confere com mais detalhes o caminho do lixo, desde a chegada dos resíduos até a reciclagem. Além da central de resíduos, outras ações também acontecem, como as lixeiras repaginadas, coletores analógicos e digitais com sistema de cashback. O objetivo é incentivar os visitantes a criarem hábitos mais conscientes em seu dia a dia, contribuindo para a melhoria da reciclagem dos resíduos do parque.

Ao longo de todo o ano de 2022, cerca de 70 toneladas de resíduos foram encaminhadas para a reciclagem, 50% a mais em comparação a 2021. De acordo com o diretor da Urbia, Samuel Lloyd, estes são resultados significativos. “Os números têm mostrado mudanças expressivas, o que nos anima a continuar aprimorando nossas práticas para um futuro mais sustentável”, destaca o diretor.

Processo na Cooperativa Filadelphia

Após o lixo ser descartado corretamente e coletado pelos caminhões, os recicláveis são encaminhados às áreas mecanizadas de triagem ou às esteiras das cooperativas, onde o trabalho é realizado manualmente.

Nesses locais, os materiais são separados por categorias: plástico, vidro, papel colorido, papel branco, papelão, jornais e vários outros. Em seguida, os pacotes com cada tipo de resíduo vão para a fase de prensagem, onde uma máquina compacta os materiais e facilita o transporte. A última fase é destinação para às empresas especializadas, onde o lixo vendido será transformado em matéria-prima e reinserido.

Braskem

A Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular e a melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. A petroquímica possui DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros.

Sobre a Urbia

Criada em 2019, a Urbia Parques é uma concessionária de gestão de parques urbanos e naturais, com o propósito de contribuir com o desenvolvimento humano e proporcionar lazer, entretenimento e cultura juntos à natureza. Na cidade de São Paulo, os contemplados são os parques: Ibirapuera, Tenente Brigadeiro Faria Lima, Jacintho Alberto, Jardim Felicidade, Eucaliptos e Lajeado. A Urbia atua ainda nos parques Horto Florestal e Parque Estadual da Cantareira, na região metropolitana de São Paulo e no Sul do Brasil com o Parque Nacional Aparados da Serra e da Serra Geral. Além disso, a concessionária também foi vencedora da licitação do Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná. A dedicação da empresa se concentra em criar, a cada dia, um mundo melhor com mais diversidade, inclusão e cidadania.

Outras notícias

Ver Tudo

Controle sua privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação,

Política de Privacidade - Termos de Uso

Gerenciar Permissões