São Paulo, julho de 2023

Com projeto sustentável, Urbia capta R$ 247 milhões em financiamentos junto ao BNDES


Firmada no pilar do desenvolvimento sustentável desde sua criação, em 2019, a Urbia, empresa do Grupo Construcap que administra parques urbanos e naturais no Brasil, fechou a estruturação da captação de R$ 247 milhões em recursos financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio do Fundo Clima, instrumento da Política Nacional sobre Mudança do Clima, vinculado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), e disponibilizado para empresas que tenham como objetivo a mitigação das mudanças climáticas, neste primeiro trimestre de 2023. A quantia será utilizada para a realização de projetos sustentáveis nos parques administrados pela Concessionária na capital paulista e Região Sul do País.

Trata-se do primeiro financiamento reembolsável, na modalidade Fundo Clima, feito pelo BNDES para Parques Urbanos e Naturais em sua história, o que constitui um marco para o setor, que vem crescendo exponencialmente nos últimos anos. Neste contexto, a Urbia é a primeira empresa de gestão de parques no Brasil a acessar o Fundo Clima. “É um imenso orgulho para a Urbia ser a pioneira na utilização desse instrumento. Ter a chancela do BNDES e do MMA, por meio de um fundo destinado à preservação do Meio Ambiente, nos dá a certeza de que os projetos estão na direção correta da sustentabilidade financeira, ambiental e social”, avalia Victor Pereira, diretor financeiro da Urbia. O processo para qualificação e aprovação do pedido de financiamento iniciou-se em janeiro de 2022.

De acordo com a Concessionária, o recurso será destinado aos parques do primeiro contrato de concessão de Parques Urbanos de São Paulo, que inclui Ibirapuera, Jacintho Alberto, Eucaliptos, Tenente Brigadeiro Faria Lima, Lajeado e Jardim Felicidade. Além da realização das obras de restauração de edifícios tombados do Parque Ibirapuera, o montante será empregado para a requalificação da infraestrutura, acessibilidade, mobiliário urbano, gestão de resíduos, manejo e recuperação de áreas verdes, entre outros.

O recurso também tem como foco a ampliação do circuito interno de câmeras, a fim de aumentar a segurança dos visitantes do Ibirapuera, e para realização de benfeitorias estruturais nos demais parques sob sua gestão em São Paulo. A qualificação no Fundo Clima deu-se pelo conjunto do projeto como um todo, tendo em vista a função social e ambiental dos Parques Urbanos e os importantes serviços ecossistêmicos que estes prestam à cidade.

Com relação aos Parques Nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral, conhecidos pelos Cânions do Itaimbezinho, Fortaleza e trilha do Rio do Boi, situados no Sul do País, o enquadramento se deu de maneira mais evidente, por se tratar de unidades de conservação no âmbito federal. Com o apoio do financiamento, a Urbia pretende ampliar as estruturas de apoio à visitação desses parques e realizar ações para cuidar dessas unidades de conservação.

Vale ressaltar que aproximadamente metade do valor tem sua origem no Fundo Clima e a parcela remanescente advém do FINEM, linha tradicional do BNDES, que possui incentivos aderentes ao desenvolvimento da infraestrutura social, ambiental e urbana. A estruturação do projeto contou com a intermediação da Vallya Advisors, escritório de São Paulo que presta serviços de assessoria para captação de recursos. Além disso, foi fundamental o entendimento pelo Poder Concedente, na figura da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, no caso dos parques paulistanos, e do ICMBio, no caso dos parques federais do Sul do país. “A parceria e o apoio do Poder Concedente foram primordiais para fornecer as bases da viabilização do financiamento”, salienta Victor Pereira.

Sobre a Urbia

Criada em 2019, a Urbia Parques é uma concessionária de gestão de parques urbanos e naturais, com o propósito de contribuir com o desenvolvimento humano e proporcionar lazer, entretenimento e cultura juntos à natureza. Na cidade de São Paulo, os contemplados são os parques: Ibirapuera, Tenente Brigadeiro Faria Lima, Jacintho Alberto, Jardim Felicidade, Eucaliptos e Lajeado. A Urbia atua ainda nos parques Horto Florestal e Parque Estadual da Cantareira, na região metropolitana de São Paulo e no Sul do Brasil com o Parque Nacional Aparados da Serra e da Serra Geral. Além disso, a concessionária também foi vencedora da licitação do Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná. A dedicação da empresa se concentra em criar, a cada dia, um mundo melhor com mais diversidade, inclusão e cidadania.

Outras notícias

Ver Tudo

Controle sua privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação,

Política de Privacidade - Termos de Uso

Gerenciar Permissões