São Paulo, setembro de 2023

Lixeiras repaginadas da Braskem reforçam a missão do descarte consciente


O Parque Ibirapuera, administrado pela Urbia, é muito mais do que um local de lazer e contemplação. Com seus amplos espaços verdes, trilhas sinuosas e áreas de convívio, o parque desfruta de uma rica biodiversidade que merece nossa atenção e cuidado. No entanto, garantir a preservação desse ecossistema único vai muito além de simplesmente admirar sua beleza; envolve um compromisso contínuo com o descarte correto de resíduos.

O descarte inadequado de lixo é uma ameaça à fauna e flora do Parque Ibirapuera, além de impactar diretamente na saúde de todos que frequentam o parque. Itens como plásticos, papéis e embalagens, quando descartados de maneira incorreta, podem se acumular no ambiente, prejudicando a vida selvagem e poluindo os recursos naturais. Além disso, a decomposição desses materiais libera substâncias nocivas ao solo e à água, o que afeta negativamente a saúde das plantas e animais que ali habitam.

Mas uma iniciativa recente está iluminando um caminho mais consciente. A Braskem, empresa líder na produção de resinas termoplásticas nas Américas, se uniu ao Parque Ibirapuera para repaginar a gestão de resíduos no local. Através da instalação de 500 lixeiras especialmente projetadas e distribuídas estrategicamente por todo o parque, a Braskem está promovendo a importância do descarte correto e da separação de resíduos.

Essas lixeiras inovadoras contam com compartimentos destinados a itens recicláveis, como latas de bebidas e sacolas plásticas, e a itens orgânicos, como restos de alimentos. A abordagem diferenciada incentiva os frequentadores do parque a adotarem práticas mais sustentáveis, contribuindo para reduzir a quantidade de resíduos que podem prejudicar o ecossistema do Ibirapuera.

Além de minimizar os impactos negativos ao meio ambiente, o correto descarte de resíduos no Parque Ibirapuera também protege a saúde pública. A acumulação de lixo em áreas de convívio e recreação pode se tornar um foco de doenças e atrair vetores prejudiciais, representando um risco àqueles que frequentam o local.

O Parque Ibirapuera é um patrimônio de São Paulo e de toda a população brasileira. Cada um de nós tem a responsabilidade de contribuir para sua preservação e manutenção. Ao adotar práticas simples, como utilizar as lixeiras repaginadas da Braskem para descartar corretamente os resíduos, estamos desempenhando um papel fundamental na garantia de um futuro mais sustentável para esse espaço tão querido.

Portanto, na próxima vez que você visitar o Parque Ibirapuera, lembre-se: seu gesto consciente de descarte pode fazer toda a diferença para a beleza natural do local e para a saúde de sua comunidade. Juntos, estamos construindo um futuro mais verde e saudável para todos.

Sobre a Urbia

Criada em 2019, a Urbia Parques é uma concessionária de gestão de parques urbanos e naturais, com o propósito de contribuir com o desenvolvimento humano e proporcionar lazer, entretenimento e cultura juntos à natureza. Na cidade de São Paulo, os contemplados são os parques: Ibirapuera, Tenente Brigadeiro Faria Lima, Jacintho Alberto, Jardim Felicidade, Eucaliptos e Lajeado. A Urbia atua ainda nos parques Horto Florestal e Parque Estadual da Cantareira, na região metropolitana de São Paulo e no Sul do Brasil com o Parque Nacional Aparados da Serra e da Serra Geral. Além disso, a concessionária também foi vencedora da licitação do Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná. A dedicação da empresa se concentra em criar, a cada dia, um mundo melhor com mais diversidade, inclusão e cidadania.

Outras notícias

Ver Tudo

Controle sua privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação,

Política de Privacidade - Termos de Uso

Gerenciar Permissões