São Paulo, novembro de 2023

Mês da Consciência Negra: Parque Ibirapuera conta com programação especial em homenagem à data


Em homenagem ao Mês da Consciência Negra, o Parque Ibirapuera, administrado pela Urbia, contará com uma série de atividades para celebrar a data, relembrar as lutas dos movimentos negros pelo fim da escravidão no Brasil e reforçar a conscientização sobre o racismo, que perdura até os dias atuais. No cronograma, temos: ‘Festival de Música e Gastronomia Africana e Afro-brasileira’; ‘Boogie Week’ e ‘Estação Biodiversidade: Culinária Afro-Brasil’. Confira abaixo todas as informações da agenda:

Festival de Música e Gastronomia Africana e Afro-brasileira - OCUPA-MAB

Na segunda-feira (20), Dia da Consciência Negra, será realizada a segunda edição do Festival de Música e Gastronomia Africana e Afro-brasileira, no Museu Afro Brasil. O evento acontece das 9h às 18h e consiste em uma feira de gastronomia africana e afro-brasileira com shows e apresentações musicais de cultura popular, com musicalidades que se conectam com a missão e valores do Museu: “Promover o reconhecimento, valorização e preservação do patrimônio cultural brasileiro, africano e afro-brasileiro e sua presença na cultura nacional”. O festival, que será realizado na Marquise do Museu e no Auditório Ibirapuera, contará com a presença de diversos artistas que abrangem a temática do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo em suas obras.

Boogie Week

De segunda-feira (20) a sábado (25), no Parque Ibirapuera, acontecerá a terceira edição da Boogie Week, festival de cultura preta que reunirá arte, moda, entretenimento, música, homenagens e muito mais. Idealizado pela empresária e advogada Eliane Dias, o evento inaugura um espaço para a produção cultural, artística e intelectual desenvolvidas por e para pessoas pretas, representando diferentes estilos e gerações. Entre terça (21) e sexta-feira (24), o Museu Afro Brasil Emanoel Araujo receberá, no Teatro Ruth de Souza, uma extensa programação com debates, performances, rodas de conversa, filmes e apresentações teatrais que compõem a programação do festival. Os ingressos para o festival podem ser adquiridos pelo site da Sympla.

Estação Biodiversidade: Culinária Afro-Brasil

Nos dias 18, 19, 25 e 26 de novembro, o Parque Ibirapuera contará com a Estação Biodiversidade: Culinária Afro-Brasil. Em celebração ao Mês da Consciência Negra, será oferecido um bate-papo, jogos e brincadeiras a partir das plantas alimentícias não convencionais e alguns exemplos da culinária bem conhecidos que são consumidos no dia a dia dos brasileiros que tiveram contribuições africanas. Durante a atividade, as educadoras vão mostrar uma parte dessa herança africana e como ela se relaciona com o mundo biodiverso. O evento é gratuito, não precisa de inscrição prévia e será realizado na Serraria, próximo ao Portão 7 do Parque.

Sobre a Urbia

Criada em 2019, a Urbia Parques é uma concessionária de gestão de parques urbanos e naturais, com o propósito de contribuir com o desenvolvimento humano e proporcionar lazer, entretenimento e cultura juntos à natureza. Na cidade de São Paulo, os contemplados são os parques: Ibirapuera, Tenente Brigadeiro Faria Lima, Jacintho Alberto, Jardim Felicidade, Eucaliptos e Lajeado. A Urbia atua ainda nos parques Horto Florestal e Parque Estadual da Cantareira, na região metropolitana de São Paulo e no Sul do Brasil com o Parque Nacional Aparados da Serra e da Serra Geral. Além disso, a concessionária também foi vencedora da licitação do Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná. A dedicação da empresa se concentra em criar, a cada dia, um mundo melhor com mais diversidade, inclusão e cidadania.

Outras notícias

Ver Tudo

Controle sua privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação,

Política de Privacidade - Termos de Uso

Gerenciar Permissões