São Paulo, novembro de 2023
Preservação Ambiental no Parque Ibirapuera: Cuidando da Fauna
No coração de uma das metrópoles mais movimentadas da América do Sul, um ecossistema diversificado e resiliente próspero, coexistindo harmoniosamente com a intensa atividade urbana que circunda o Parque Ibirapuera. Com 314 espécies de animais, esse emblemático espaço verde se revela um refúgio único para a fauna, enriquecendo a experiência de milhares de usuários que o frequentam diariamente.
A fauna do Parque Ibirapuera é um testemunho notável da capacidade da natureza em se adaptar às transformações do ambiente. Entre suas muitas espécies, encontramos 44 borboletas, 10 tipos de peixes, nove répteis, incluindo cágados, tigres-d'água e serpentes, um anfíbio, mamíferos como morcegos e gambás de orelha preta, e aproximadamente 200 espécies de aves.
Entre as aves, as estrelas do espetáculo incluem sabiás, joão-de-barro, canário-da-terra, pintassilgo, bandos de papagaios, maracanãs e periquitos, que conseguem uma trilha sonora natural ao parque. A diversidade de beija-flores, pica-paus, pombos silvestres e papa-moscas também contribui para a riqueza da avifauna. Além disso, as aves migratórias fazem paradas no Parque Ibirapuera, algumas chegando na primavera e outras no inverno, reforçando a importância desse espaço como parte de uma rede global de habitats naturais.
Um dos maiores atrativos do parque são as aves aquáticas que frequentam suas áreas úmidas, como as elegantes garças, socos e os graciosos marrecos e mergulhões. A presença dessas aves oferece aos visitantes a oportunidade de observar a beleza e a harmonia da vida selvagem em plena ação, enquanto desfrutam de momentos de contemplação e conexão com a natureza.
A preservação da fauna do Parque Ibirapuera é uma responsabilidade compartilhada, envolvendo a gestão do parque, órgãos ambientais, conscientização dos visitantes e o esforço de diversos grupos de conservação. A coexistência de importação entre os habitantes do parque e os seus frequentadores é um exemplo notável de como a natureza e a cidade podem se unir em benefício de todos.
Ao passear pelas trilhas arborizadas, pelos gramados bem cuidados ou ao observar a vida nas áreas preservadas do Parque Ibirapuera, os visitantes têm a oportunidade de se reconectar com a natureza, celebrando a riqueza da biodiversidade em meio a um cenário urbano vibrante. Este é um tributo à visão e ao esforço contínuo de todos que trabalham para preservar esse tesouro natural no coração de São Paulo.
Sobre a Urbia
Criada em 2019, a Urbia Parques é uma concessionária de gestão de parques urbanos e naturais, com o propósito de contribuir com o desenvolvimento humano e proporcionar lazer, entretenimento e cultura juntos à natureza. Na cidade de São Paulo, os contemplados são os parques: Ibirapuera, Tenente Brigadeiro Faria Lima, Jacintho Alberto, Jardim Felicidade, Eucaliptos e Lajeado. A Urbia atua ainda nos parques Horto Florestal e Parque Estadual da Cantareira, na região metropolitana de São Paulo e no Sul do Brasil com o Parque Nacional Aparados da Serra e da Serra Geral. Além disso, a concessionária também foi vencedora da licitação do Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná. A dedicação da empresa se concentra em criar, a cada dia, um mundo melhor com mais diversidade, inclusão e cidadania.
Outras notícias
Ver TudoParque Ibirapuera recebe obras imersivas na primeira exposição ao ar livre da artista Flávia Junqueira
Leia Mais
1° dia da Oficina de Fotografia tem ingressos esgotados, mas visitantes ainda podem se inscrever para o 2° dia de atividades no Horto Florestal
Leia Mais
Horto Florestal resgata brincadeiras de rua e garante dia de diversão sem tecnologia para toda a família
Leia Mais
Controle sua privacidade
Nosso site usa cookies para melhorar a navegação,
Política de Privacidade - Termos de Uso