São Paulo, maio de 2023

Urbia segue investindo e realiza batimetria no lago do Ibirapuera


Desde 2019, a Urbia vem investindo no Parque Ibirapuera, considerado um dos maiores parques urbanos do mundo. A modernização de suas estruturas, melhoria da segurança aos usuários, manutenção da fauna silvestre com diversos mecanismos de controle e proteção de nossos parques têm sido constantes e, compreendendo a importância do Parque Ibirapuera para todos que o frequentam, foi realizado no último dia 30, batimetria não tripulada no lago.

O procedimento da área de engenharia é importante por permitir apontar as características do relevo, diferenças de altura e demais detalhes geográficos presentes em uma determinada região de um lago ou bacia. No caso do Ibirapuera, o estudo foi realizado nos dois lagos, o da ponte de ferro e da fonte multimídia.

Com os resultados obtidos, os profissionais poderão aprofundar em estudos e propor mudanças e soluções de obras.

Como funciona

Para a escolha da melhor metodologia, foi necessário levar em consideração, fatores como visibilidade, profundidade, aplicação, tempo para execução, dimensão da área, dentre outros. Além disso, por se tratar de um ambiente com fauna silvestre, todas as atividades foram monitoradas visando o mínimo de estresse possível aos animais.

A metodologia empregada no Ibirapuera, batimetria sem tripulação embarcada, consiste em um barco compacto conduzido via rádio e controlado remotamente. Por meio de um software, foi possível realizar a análise dos dados, geração de perfis longitudinais, gráficos de volume e outros detalhes.

Sobre a Urbia

Criada em 2019, a Urbia Parques é uma concessionária de gestão de parques urbanos e naturais, com o propósito de contribuir com o desenvolvimento humano e proporcionar lazer, entretenimento e cultura juntos à natureza. Na cidade de São Paulo, os contemplados são os parques: Ibirapuera, Tenente Brigadeiro Faria Lima, Jacintho Alberto, Jardim Felicidade, Eucaliptos e Lajeado. A Urbia atua ainda nos parques Horto Florestal e Parque Estadual da Cantareira, na região metropolitana de São Paulo e no Sul do Brasil com o Parque Nacional Aparados da Serra e da Serra Geral. Além disso, a concessionária também foi vencedora da licitação do Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná. A dedicação da empresa se concentra em criar, a cada dia, um mundo melhor com mais diversidade, inclusão e cidadania.

Outras notícias

Ver Tudo

Controle sua privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação,

Política de Privacidade - Termos de Uso

Gerenciar Permissões