Horto Florestal

Parque Alberto Löfgren (Horto Florestal)

Opções do que fazer no parque não faltam: Lagos e Ilhas Pinheiro do Brejo, Museu Florestal, Palácio de Verão, mirante, biblioteca, playground, Monumento de São João Gualberto, entre outros.

Natureza na sua forma bruta: localizado em área urbana na zona norte da capital, o Parque Alberto Löfgren, conhecido como Horto Florestal, é uma unidade de conservação e possui 73,9 hectares de áreas abertas à visitação pública. Abriga uma rica biodiversidade de fauna e flora em meio a remanescentes de mata atlântica preservados.

O Parque foi criado com a desapropriação do Engenho Pedra Branca e a instalação de um Horto Botânico, em 1896, para pesquisas de espécies arbóreas e produção de mudas de crescimento rápido para recuperar a cobertura florestal do estado. Vizinho ao Parque da Cantareira, o local contribui para a manutenção do corredor de vegetação que compõe a Serra da Cantareira e o Cinturão Verde da Cidade de São Paulo, sendo um importante parque com viés urbano e um dos mais visitados do Brasil.

Em 1983, toda a área foi tombada pelo CONDEPHAAT. Em 1993, a unidade passou a chamar Parque Estadual Alberto Löfgren, homenagem ao naturalista e cientista sueco e idealizador do Horto Florestal.

Opções do que fazer no parque não faltam: Lagos e Ilhas Pinheiro do Brejo, Museu Florestal, Palácio de Verão, mirante, biblioteca, playground, Monumento de São João Gualberto, entre outros.

Dentre as inúmeras alternativas para atividades esportivas estão: 5 quadras poliesportivas, campo de futebol, campo de futebol de areia, circuito de caminhada, duas trilhas, academia ao ar livre e, outra, coberta, pistas pavimentada e de terra, além de uma ciclofaixa.

MUSEU FLORESTAL

O Museu Octávio Vecchi, conhecido como Museu Florestal, é uma edificação com reconhecido valor histórico, construída em 1931. A própria edificação faz parte de sua expografia, pois conta com elementos como janelas, forros e assoalhos feitos em madeiras de mais de 30 espécies.

Saiba mais
Concessão

A GESTÃO DO HORTO FLORESTAL É DA URBIA. A NATUREZA NOS CONECTA.

A Urbia Gestão de Parques é uma empresa que nasceu para valorizar, cuidar e preservar o patrimônio histórico e ambiental, enquanto oferece lazer qualificado, entretenimento e cultura a todos. Apoiada no desenvolvimento sustentável, com o objetivo de conectar pessoas por meio do lazer, entretenimento e cultura.

A dedicação da empresa se concentra em criar, a cada dia, um mundo melhor com mais diversidade, inclusão e cidadania para proporcionar momentos de imersão e harmonia com a natureza. A sua missão se concentra em contribuir com o desenvolvimento humano e colaborar para o entendimento que a humanidade é parte e depende da natureza.

Em outras palavras, garantindo o acesso livre e a manutenção de sua identidade, os parques contemplados se tornarão verdadeiros pontos de convívio social, concentrados em conectar as pessoas através do lazer, entretenimento e cultura. O processo de concessão, teve como objetivo unificar a gestão, recuperar a infraestrutura, dar melhores condições de uso aos ambientes e equipamentos, ampliar e requalificar os serviços e reforçar a segurança para o público.

A concessão tem duração de 35 anos e inclui os Parques Ibirapuera, Tenente Brigadeiro Faria Lima, Jacintho Alberto, Jardim Felicidade, Eucaliptos, Lajeado. A Urbia atua, também, na gestão do Horto Florestal e Parque da Cantareira e nas áreas de visitação dos Cânions Fortaleza e Itaimbezinho, no sul do país.

Política de Transações com Partes Relacionadas – Urbia Águas Claras

Controle sua privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação,

Política de Privacidade - Termos de Uso

Gerenciar Permissões